O inicio da Movimentação
Doe, Colabore, Ajude o website continuar ativo e a proporcionar conteúdo contamos com o apoio de todos.
A Primeira movimentação
Tudo começou com o parecer de número 13/2009 do CNE -Conselho Nacional de Educação que foi aprovado no dia 03 de junho de 2009 que tem em seu texto logo na folha de número 3:
"A obrigatoriedade da matrícula dos alunos, público-alvo da Educação Especial, na escola comum do ensino regular e da oferta do atendimento educacional especializado – AEE.".
No mês de agosto de 2009, houve a movimentação das APAEs – Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais com a Moção de numero 58, a qual parte do texto afirma:
"A extinção das escolas especiais resultará na desarticulação de toda uma rede de escolas que tem respondido pela educação de pessoas com deficiências não só intelectuais no país e que dispõe de profissionais qualificados tanto do ponto de vista de formação, quanto de experiência concreta na escolarização e no desenvolvimento dessas pessoas.".
A Ameaça do Fechamento do INES e do ICB
No dia 17 de março de 2011, o MEC por meio de sua diretora de Políticas Educacionais Martinha Claret, comunicou à Solange Rocha que era diretora do INES- Instituto Nacional de Educação de Surdos e o IBC- Instituto Benjamin Constant que o serviço de Ensino Básico do INES fecharia até o fim do ano, também o Instituto Benjamin Constant que atende os deficientes visuais localizado no bairro Urca também estaria com seu fim declarado.
No dia 30 de março de 2011, foi divulgado uma informação pelo Ministério da Educação que desautoriza o anúncio feita pela sua Diretora Martinha Claret, repercutindo em vários jornais inclusive no http://oglobo.globo.com que divulgou:
"RIO - O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quarta-feira que desautoriza o anúncio feito pela diretora nacional de Políticas Educacionais Especiais do MEC, Martinha Claret, sobre o fechamento, até o fim do ano, do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Surdos (Ines), em Laranjeiras, e do serviço de ensino fundamental para deficientes visuais do Instituto Benjamin Constant, na Urca.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, convocou as direções das duas instituições cariocas para uma reunião terça-feira em Brasília. Segundo o MEC, o encontro servirá para desfazer o mal-entendido criado pela declaração de Martinha. Cerca de 800 crianças e jovens das duas instituições recebem os serviços especiais, do maternal ao ensino médio.".
Ocorre que esse mesmo Ministro Fernando Haddad que garantiu que não fecharia o serviço de Ensino Básico no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e nem no Instituto Benjamin Constant (IBC), havia assinado em 2010 a resolução 4 datada de 13 de julho de 2010 do CNE- Conselho Nacional de Educação que "deu brecha" para fundamentar o encerramento das escolas para alunos com necessidades especiais conforme texto da resolução a seguir:
"Art. 29. A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar.
§ 1º Os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), complementar ou suplementar à escolarização, ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de AEE da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos.".
Como podemos ver o texto há uma afirmação de que alunos deficientes sejam matriculados na rede regular de ensino, deixando o atendimento educacional especializado como complementar , assim gerou fundamentos para que a ideia de fechamento das escolas especiais e realocar os alunos em escolas convencionais.
Diante de tantas informações direcionando ao fechamento das escolas especiais a comunidade surda e os visuais no Rio começaram a se articular ideias buscando garantir os funcionamentos dessas escolas.
A respeito da comunidade Surda o Instituto Benjamin Constant (IBC) fundado em 1854 e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) fundado em 1857 ambos são patrimônio histórico para comunidade Surda, pois representa uma conquista, foram criadas oficialmente por meio de Decreto pelo Imperador Dom Pedro II.
Nesse período de ameaça de fechar as portas, nas escolas haviam certa de 500 alunos matriculados desde o maternal até o 3º ano do ensino médio, fechar traria não só prejuízo a memória histórica da comunidade Surda, mas também a vida dessas 500 crianças, era preciso fazer algo em caráter de urgência, além de fechar as portas dessas escolas seria "matar" parte da cultura de um povo, o povo surdo.
Movimento Surdo
Diante da ameaça, em caráter de urgência foi então que Movimento Surdo ganhou notoriedade, pois organizou uma grande manifestação nacional, realizada em Brasília no dia 19,20 de maio de 2011, em defesa das escolas bilíngues para Surdos. Existindo como fundamento das reivindicações o desejo dos surdos em terem escolas públicas, gratuitas e de qualidade, que utilizem a Libras como primeira língua (L1) como a língua de instrução, possibilidade extensiva às escolas particulares e filantrópicas, que possuem este foco escolar.
Com Movimento Surdo ganhando notoriedade, as Comunidades Surdas nos mais diversos Estados começaram a organizar-se, definindo as manifestações de cunho nacional, é importante lembrar que o movimento da comunidade Surda e nação Surda juntamente com sua Identidade é antiga, porém disperso no quesito:
"Quero convidá-lo a registrar o ano de 1834 como uma das grandes datas da história dos surdos. Com o primeiro banquete comemorando seu nascimento (1834) começa o culto ao Abade L’Epée. Para mim é a data de nascimento da nação surda. É o ano em que pela primeira vez os surdosmudos se outorgam uma espécie de governo. Isto nunca havia acontecido (Mottez, 1992: 7)."
Para Trabalhos
Disponibilizamos informações para que você possa elaborar seu trabalho acadêmico com as referências necessárias para que conclua seu trabalho com maestria.
Setembro: mês especial para a Comunidade Surda
Explicação sobre o motivo de ser escolhido o mês de Setembro
Conquistas da Comunidade Surda Brasileira
As conquistas da Comunidasde Surda a partir de toda a luta por mais visibilidade e respeito, a Comunidade Surda e sobre a garantia de seus direitos.
Dia Nacional do Surdo
No dia 26 de setembro comemora-se o Dia Nacional dos Surdos no Brasil. É um dia que celebra as conquistas da Comunidade Surda e sua luta pela inclusão dos surdos na sociedade.
Dia Nacional de Educação de Surdos
No dia 23 de abril comemoramos o "Dia Nacional de Educação de Surdos", uma data muito especial criada para celebrar as lutas e conquistas da escolarização de estudantes surdos e a integração no ensino regular.
Dia Nacional da Libras
No dia 24 de abril comemoramos o "Dia Nacional da Libras", uma data muito importante criada para comemorar o uso e regulamentação da Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Conteúdo em Arquivo em PDF ou Word e Fotos
Arquivos com todas as informações necessárias para o seu trabalho sobre o Setembro Azul e algumas fotos interessantes
Arquivo PDF.
FOTOS DIVERSAS.
Já faz Parte das Comunidades?
Entrem nas comunidades oficiais do Website.
Comentários
Apoiadores/Divulgação
Entre em contato através do Email jose@setembroazul.com.br para ver a sua marca divulgada neste espaço, assim você ajuda ao site se manter ativo divulgando informações sobre a Cultua Surda e sua História..








Contato
Sugestões, Elogios, solicitar inclusão de logotipo de empresa
É muito fácil nos ajudar, você pode fazer uma doação, enviar uma sugestão, contratar a divulgação de sua empresa no nosso site entre outras situação que nos ajudam a manter o site e a proporcionar ao site a ajudar mais pessoas divulgando a comunidade Surda.
É importante enfatizar que a mera divulgação do nosso site ajuda a todos a ter acesso a informação sobre o Setembro Azul ou como dizem, Setembro Azul Surdo.