A História dos Surdos
Doe, Colabore, Ajude o website continuar ativo e a proporcionar conteúdo contamos com o apoio de todos.
A História dos Surdos no contexto educacional.
Principais momentos históricos da Educação de Surdos
- No século XV Não havia escolas especializadas para surdos, pessoas ouvintes tentaram ensinar os surdos, atendimento escolar especial as pessoas deficientes, teve seu início no Brasil no século XIX na década de cinquenta.
- A primeira escola de surdos no Brasil foi criada pela Lei nº 839, de 26 de setembro de 1857, por Dom Pedro II, no Rio de Janeiro.
- Século XVI - Giralamo Cardamo, italiano que utilizava sinas e linguagem escrita.
- Pedro Ponce de Leon, um monge espanhol utilizava além de sinais, treinamento da voz e leitura dos lábios. Nascido em data indeterminada e tendo vivido até 1584, Ponce tinha por objetivo ensinar os surdos a ler e escrever. Era herbólogo e também manipulava alguns remédios a base de ervas com o intuito de “curar” e fazer falar os surdos.
- Girolamo Cardano (1501-1576) era médico filósofo que reconhecia a habilidade do surdo para a razão, afirmava que “... a surdez e mudez não é o impedimento para aprender e o meio melhor é através da escrita... e é um crime não instruir um surdo-mudo.” Ele utilizava a língua de sinais e escrita com os surdos.
Século XVII
- Surge a Língua de Sinais utilizada por Abade L’Epèe na educação dos surdos. Ele inaugurou a primeira escola para surdos. Em 1760, na França, o abade L´Epée (Charles Michel de L´Epée:1712 -1789) iniciou o trabalho de instrução formal com duas surdas a partir da Língua de Sinais que se falava pelas ruas de Paris utilizando para esse fim além da Língua de Sinais, a datilologia (alfabeto manual) e sinais criados artificialmente, obtendo grande êxito, sendo que a partir dessa época a metodologia por ele desenvolvida tornou-se conhecida e respeitada, assumida pelo então Instituto de Surdos e Mudos (atual Instituto Nacional de Jovens Surdos) em Paris como o caminho correto para a educação dos seus alunos.
Século XVIII Na Europa usavam-se duas modalidades de ensino:
- Gestualismo – método alemão.
- Oralismo – método Frances. A grande maioria dos surdos defendia o Gestualismo enquanto que apenas os ouvintes apoiavam o oralismo – por exemplo, Bell, nos EUA, fazia campanha a favor deste método, entre muitos outros professores, médicos, etc.
Em resultado da evolução nos campos da tecnologia e da ciência, no século XX, particularmente no campo da surdez, a educação dos surdos passou a ser dominada pelo oralismo (que encara a surdez como algo que pode ser corrigido). No entanto, sem a cura da surdez os insucessos do oralismo começaram a ser evidenciados, pois os surdos educados neste método não conseguiam um emprego, comunicar com ouvintes desconhecidos ou manter uma conversa fluída.
1857 – Brasil
- Foi fundada a primeira escola para surdos no Brasil pelo surdo francês Ernest Huet. Hoje esta escola tornou - se Instituto de Educação de Surdos- o INES. O dia do surdo é comemorado no dia 26 de setembro, homenagem à inauguração da primeira escola de surdos do Brasil em 1857, o INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). O filho de Thomas Hopkins Gallaudet, Edward Miner Gallaudet, ajudou a iniciar a Columbia Institution for the Deaf and Blind, em Washington, DC, que mais tarde se tornou Gallaudet University.
- A Gallaudet University é a primeira instituição mundial de ensino superior para Surdos. Em meados do século havia mais de cento e cinquenta escolas europeias e vinte e seis nos EUA que utilizavam a língua gestual nas aulas. Neste país, um terço dos professores de surdos eram surdos.
1880- Clímax da historia de surdos Congresso Internacional de Professores de Surdos – Milão Duelos polêmicos= língua de sinais x oralismo
Temas:
- Os sujeitos surdos ficam subjugados às práticas ouvinistas.
- Tempo de instrução.
- Número de alunos por classe.
- Trabalhos mais apropriados aos surdos.
- Enfermidades, medidas curativas e preventivas. Turbulência na educação dos surdos. Surgiu o Congresso Internacional de Surdo-Mudez, em Milão – Itália, onde o método oral foi votado o mais adequado a ser adotado pelas escolas de surdos e a língua gestual foi proibida oficialmente alegando que a mesma destruía a capacidade da fala dos surdos, também argumentando que os surdos são “preguiçosos” para falar, preferindo a usar a língua de sinais.
11 de setembro 1890
Votação – na Europa Língua de sinais X oralismo
- Oralismo X misto - Sujeitos surdos excluídos da votação. Na ocasião de votação, durante a assembleia geral realizada no congresso, todos os professores surdos foram proibidos de votar e excluídos. Dos 164 representantes presentes ouvintes, apenas 5 dos Estados Unidos votaram contra o oralismo puro. Estas recomendações foram aceites pelas delegações alemã, italiana, francesa, inglesa, sueca e belga. Só o grupo americano, liderado por Edward Miner Gallaudet (1837-1917), se opõe. Dos 255 participantes, só três eram surdos. O método oral torna-se indiscutível.
Resultados:
- Históricos - antes do congresso os povos surdos não tinham problemas com educação. Sujeitos surdos dominavam a arte e a escrita.
- Depois do Congresso – Professores surdos perderam seus empregos e as línguas de sinais foram forçadamente substituídas por métodos orais. Qualidade da educação dos surdos diminuiu devido a predominância do oralismo puro na forma de ouvitismo. No oralismo existe exaustivo treinamento auditivo. E desenvolvimento da fala associada à leitura labial. Qualidade da educação dos surdos diminuiu devido a predominância do oralismo puro na forma de ouvitismo. No oralismo existe exaustivo treinamento auditivo. E desenvolvimento da fala associada à leitura labial.
BRASIL
- Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - é um sistema linguístico legítimo e natural, utilizado pela comunidade surda brasileira, de modalidade gestual-visual e com estrutura gramatical independente da Língua portuguesa falada no Brasil. Em 1856, o conde francês Ernest Huet desembarcou na capital fluminense com o alfabeto manual francês e alguns sinais. O material trazido pelo conde, que era surdo, deu origem à Língua Brasileira de Sinais (Libras).
- A LIBRAS possibilita o desenvolvimento linguístico, social e intelectual daquele que a utiliza enquanto instrumento comunicativo, favorecendo seu acesso ao conhecimento cultural-científico, bem como a integração no grupo social ao qual pertence. Graças à luta sistemática e persistente das pessoas com deficiência auditiva, foi reconhecida pela Nação brasileira como a Língua Oficial da Pessoa Surda, com a publicação da Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e a Lei nº 10.098, de 19/12/2002.
Para Trabalhos
Disponibilizamos informações para que você possa elaborar seu trabalho acadêmico com as referências necessárias para que conclua seu trabalho com maestria.
Setembro: mês especial para a Comunidade Surda
Explicação sobre o motivo de ser escolhido o mês de Setembro
Conquistas da Comunidade Surda Brasileira
As conquistas da Comunidasde Surda a partir de toda a luta por mais visibilidade e respeito, a Comunidade Surda e sobre a garantia de seus direitos.
Dia Nacional do Surdo
No dia 26 de setembro comemora-se o Dia Nacional dos Surdos no Brasil. É um dia que celebra as conquistas da Comunidade Surda e sua luta pela inclusão dos surdos na sociedade.
Dia Nacional de Educação de Surdos
No dia 23 de abril comemoramos o "Dia Nacional de Educação de Surdos", uma data muito especial criada para celebrar as lutas e conquistas da escolarização de estudantes surdos e a integração no ensino regular.
Dia Nacional da Libras
No dia 24 de abril comemoramos o "Dia Nacional da Libras", uma data muito importante criada para comemorar o uso e regulamentação da Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Conteúdo em Arquivo em PDF ou Word e Fotos
Arquivos com todas as informações necessárias para o seu trabalho sobre o Setembro Azul e algumas fotos interessantes
Arquivo PDF.
FOTOS DIVERSAS.
Já faz Parte das Comunidades?
Entrem nas comunidades oficiais do Website.
Comentários
Apoiadores/Divulgação
Entre em contato através do Email jose@setembroazul.com.br para ver a sua marca divulgada neste espaço, assim você ajuda ao site se manter ativo divulgando informações sobre a Cultua Surda e sua História..








Contato
Sugestões, Elogios, solicitar inclusão de logotipo de empresa
É muito fácil nos ajudar, você pode fazer uma doação, enviar uma sugestão, contratar a divulgação de sua empresa no nosso site entre outras situação que nos ajudam a manter o site e a proporcionar ao site a ajudar mais pessoas divulgando a comunidade Surda.
É importante enfatizar que a mera divulgação do nosso site ajuda a todos a ter acesso a informação sobre o Setembro Azul ou como dizem, Setembro Azul Surdo.